Um chapéu para cada ocasião

Conheça as formas de usá-lo e os modelos para cada estilo...


Quem disse que chapéu é só para usar na praia durante o verão? Tá certo que ele é o rei absoluto nas cabeças ao sol durante esta estação quente. Mas já parou para pensar que ele pode ser tão charmoso quanto, também no inverno ou em outras estações, no dia a dia e até mesmo em festas?

O chapéu definitivamente é uma peça que confere muito estilo e define sua personalidade. Por isso se deve escolher bem o modelo certo com seu jeito de ser, de vestir e de acordo com a ocasião. Ele pode aquecer ou refrescar.

Conforme o horário do sol, você pode optar por abas maiores ou menores. Sendo assim, para um horário mais próximo do meio dia, é mais confortável abas mais largas, que protegerão melhor o rosto da luminosidade em excesso.  Alguns tipos de chapéus mais conhecidos como Chapéu Panamá- feito de palha, cores claras, para ocasiões casuais, esportivas, praia.

Ø Chapéu Fedora- feito de feltro, cores escuras, mais sofisticado, podendo serem combinados com diferentes looks.

Ø Chapéu Coco- arredondado na copa e com abas bem curvas, faz um estilo mais despojado, ideal para compor uma versão de visual grunge.

Ø Chapéu Clochê- formato de sino e abas caídas, para um visual mais romântico, estilo anos 30. Indicado para ocasiões noturnas por ser mais delicado.

Ø Chapéu Floppy- abas grandes e copa bem arredondada, visual romântico e despojado, combina muito bem com vestidos longos ou casacos grossos de inverno.

Uma coisa importante para não perder a elegância ao escolher esse tipo de acessório, é saber quando não se deve usá-lo. Por exemplo, em ambientes fechados e em refeições, sendo que nesta última se pode fazer uso do chapéu caso o ambiente seja aberto.

Em cerimônias religiosas apenas se forem durante o dia. No mais, em igrejas e demais lugares de oração o uso de chapéu não é adequado e, tirá-lo nessas ocasiões sinaliza que você está disposto interiormente a estar em contato profundo com o outro, em admiração e respeito.

No trabalho o uso de chapéu vai de acordo com a liberdade de traje proporcionada por sua empresa.

Ao complementar o visual com um chapéu, cuide para não exagerar em acessórios ou nas cores e estampas das demais peças do vestuário. Lembre-se que o chapéu chamará atenção por si mesmo, então, deixe que ele seja o centro das atenções do seu look.