Vintage e Moda retrô? Qual a diferença entre as duas palavras

Entenda como estes estilos andam tão próximos e se diferem de forma peculiar nos novos tempos


Não é de hoje que há uma pequena confusão entre dois termos tão peculiares, porém muito próximos ao mesmo tempo!

Quando se trata de moda, as palavras vintage e retrô parecem confundir a cabeça das pessoas, muito usadas no cotidiano. É compreensível esta troca equivocada, haja vista as fortes referências do estilo de tempos antigos.

Então, vamos explicar como identificar a distinção entre estas palavras tão usadas hoje!

Sabe-se que a moda é altamente mutável de tempo em tempos. O que fazia sucesso ontem, volta com força de tempos em tempos, como por exemplo as calças boca de sino dos anos 70 ou saias do estilo anos 50. As palavras retrô e vintage expressam muito bem a moda que vem e volta o tempo todo, tornando o mundo fashion incrivelmente dinâmico! 

Vintage significa dizer que tudo que era antigo continua na moda! É fácil identificar, como aquele vestido do brechó, que era do tempo da vovó, mas que você pode usar até hoje. Ou até sandálias estilo plataforma da década de 70 que usava muito e ainda está em alta. Resumindo, é uma peça antiga produzida em outra época, que está conservada e pode ser usada com muito estilo hoje.

Retrô trata-se de uma referência, ou seja, são peças novas inspiradas no antigo ou em outra época. Roupas novas fabricada agora com aparência de antigo. Muitas vezes misturados com tendências atuais e chamadas 'fashion retrô' ou “novo velho”.


De forma geral os dois termos parecem andar juntos, porém com suas particularidades. Muitos especialistas em moda confundem isso de forma “lúdica” no bom sentido, para deixar o visual mais alegre e não tão formal.

Por fim, podemos resumir desta forma: o vintage é algo antigo com cara de novo e o retrô é algo novo com cara de velho.


************************

Aproveite para conhecer nosso Site especializado em Moda Feminina Online: modacor.net


Acesse aqui e confira tudo que acontece no Universo Feminino: Dicas, Informações, Lançamentos, Tendências, Ofertas, Promoções e muito mais!